One Cursos

Ligue para One Cursos : (61) 3224-0785 / (61) 3223-8360 / (61) 3032-9030

Mostrar Todos

Curso: Governança Digital e a Transformação dos Serviços Públicos

Rio de Janeiro/RJ - 04/06 a 05/06/2018

Brasília/DF - 12/11 a 13/11/2018

Instrutor(a): Lorenzo Rodrigues
Imprimir

Objetivo

Apresentação:
A busca por competitividade em negócios digitais, a digitalização de serviços públicos e as políticas para criar empregos qualificados na nova economia e formar uma população com educação melhor e mais avançada estão entre as prioridades das iniciativas de digitalização pelo mundo.
A aplicação da tecnologia nas políticas públicas é fator determinante para o desenvolvimento
econômico e social do Brasil. O Governo Federal inicia a implementação de um novo paradigma na gestão pública com a Estratégia de Governança Digital (EGD), explorando, potencializando e orquestrando sinergias que promovam maior eficácia, eficiência, efetividade e economicidade do Estado Brasileiro.
O conceito de governo eletrônico, que se refere à ideia de informatizar os serviços prestados pelo governo para a sociedade, é expandido para o de governança digital, segundo o qual o cidadão deixa de ser passivo e se torna partícipe da construção de políticas públicas que já nascem em plataformas digitais, abrangendo não só a internet, mas também outros canais como a TV Digital.
A estruturação da governança amplia as possibilidades de participação social e de construção colaborativa de políticas e iniciativas inovadoras de governo digital, para que possam ser oferecidos melhores serviços que respondam às exigências de transparência e prestação de contas para a sociedade.
Nos próximos cinco anos a estratégia brasileira voltada ao estímulo ao Governo Digital e à expansão da cidadania pelos meios digitais deve buscar, entre outros, os seguintes objetivos:
Serviços Públicos Digitais
•    Todos os serviços acessíveis por meio de canal centralizado.
•    Todos os serviços públicos federais disponibilizando, pelo menos, solicitação de serviço ou agendamento online.
•    Painel de monitoramento dos serviços públicos totalmente operacional
•    Sistema de autenticação única (Brasil Cidadão) disponível para pessoa física e jurídica, agregando os principais níveis de segurança em uma ferramenta e em uso pela maioria dos serviços digitais.
•    Integração entre serviços das diversas esferas de governo (federal, estadual e municipal) com vistas à resolução unificada de problemas dos cidadãos.
Dar continuidade à Plataforma de Cidadania Digital ao Portal de Serviços do Governo Federal, para impulsionar a transformação digital dos serviços públicos e permitir que todos os serviços sejam acessíveis por um canal centralizado.
                                                                                         Fonte: Estratégia de Governança Digital

Todo negócio será digital e a Administração Pública também!
A capacitação busca agregar conhecimentos e compartilhar as melhores práticas em governança digital e transformação de serviços visando a preparar o participante para o principal objetivo da Estratégia de Governança Digital (EGD), instituída pelo Decreto nº 8.638 em janeiro de 2016: desburocratizar, modernizar, fortalecer e simplificar a relação do Estado com a sociedade, utilizando tecnologias digitais.
A transformação digital do governo proporciona melhor prestação de serviços ao cidadão e pode representar uma economia de até 97% do custo do atendimento presencial.
A EGD possui três eixos de atuação: acesso a informação, prestação de serviços e participação social.  Neste curso iremos priorizar o eixo prestação de serviços e estruturar o plano de mudança de um serviço, seguindo as orientações do “Guia Referencial de Transformação de Serviços Públicos” da Plataforma de Cidadania Digital do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão.
Objetivos:
Reconhecer tendências e tecnologias emergentes para cenário digital e seus possíveis impactos sobre a transformação de serviços e o futuro do trabalho nos próximos cinco anos.
Utilizar o paradigma dos Ecossistemas Digitais como estímulo à cooperação e colaboração em ambientes interativos abertos, flexíveis e orientados à demanda e à busca de auto-organização dos agentes.
Aplicar ferramentas de modelagem de negócio para descrever cenários digitais possíveis para a transformação de um serviço real.
Situar o participante no contexto histórico do Governo Digital na Administração Pública Federal e nas tendências predominantes para o futuro do poder público.
Debater fatores de mudança e facilitadores estratégicos que irão promover a transformação dos serviços públicos com foco no cidadão e em resultados e impactos.
Instrumentar o participante com informações estratégicas e ferramentas para que possa iniciar a execução, na prática, dessa transformação.

Público-Alvo

Dirigido a servidores públicos que ocupem cargos gerenciais responsáveis pela entrega ou desenvolvimento de serviços públicos, desafiados a alcançar resultados cada vez mais elevados, por meio de pessoas e equipes alinhadas e engajadas com as estratégias da organização.

Programa do Evento

Todo negócio será digital...
A 4a Revolução Industrial
Tecnologias Exponenciais
Tendências para o cenário digital nos próximos 5 anos
Ecossistemas Digitais
Transformação digital e o futuro do trabalho
E a Administração Pública também!
Histórico do Governo Digital na Administração Pública Federal
Presente e o futuro do poder público
Como projetar e criar a sociedade do futuro
Fatores da mudança e facilitadores estratégicos
Como mover a organização
Estratégia de Governança Digital
Estratégia Brasileira para a Transformação Digital
Desburocratização - Decreto nº 9.094, de 17 de julho de 2017
Transformação dos serviços públicos
Mão na Massa: Estudo de Caso
Estruturação de um plano de mudança de um serviço, seguindo as orientações do “Guia Referencial de Transformação de Serviços Públicos” da Plataforma de Cidadania Digital do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão.

Metodologia:
Exposição dialogada, estudo de caso, dinâmica de grupo e atividades on-line.

Demais Informações

Incluindo: almoço, coffee-break, material didático, apostilas, material de apoio;
• Apostila de acompanhamento contendo cópias das projeções;
• Bloco de rascunho, pasta executiva, caneta  e certificado.

Instrutor(a)

Lorenzo Rodrigues
Engenheiro de sistemas e computação, formado pela UERJ. Mestre na área de sistemas colaborativos e de apoio a negócios do Programa de Pós Graduação em Informática da UNIRIO. Professor de pós-graduação na Escola Superior de Administração e Negócios (ESAD MBA) nas disciplinas “Gestão de pessoas” e “Inovação e empreendedorismo”. Consultor e docente nas seguintes áreas de conhecimento: Transformação Digital, Gestão da Informação, Educação Corporativa e Gestão Estratégica. Diretor da Divisão de Capacitação de Recursos Humanos do TRF da 2ª Região (RJ e ES) – TRF2 – (2013-2014); Coordenador de Disseminação e Governança de Informações na Web do TRF2, responsável por estudar, propor e implementar ações visando ao desenvolvimento e aperfeiçoamento de produtos e serviços para a web. (2011-2013); Supervisor da área de planejamento da Secretaria de Tecnologia da Informação do TRF2, atuando na implantação de boas práticas em Governança de TI (ITIL) e na gestão do Sistema de Informações Gerenciais. (2009-2011); Coordenador de Informações Gerenciais da Justiça Federal da 2ª Região. (2005-2009); Construiu sua experiência profissional ao longo dos últimos dezoito anos em desenvolvimento, gerência e coordenação de projetos de TI; consultoria em e-business; treinamento de equipes multidisciplinares e; análise de business technology para órgãos da administração pública e empresas de abrangência nacional como Vivo, Xerox do Brasil, Warner Music, Amsterdam Sauer, United International Pictures, Globo.com, Senac-RJ, Vale do Rio Doce, Bradesco Seguros, entre outras. Nos últimos dez anos tem se dedicado ao estudo da transformação digital, do futuro do trabalho, das organizações em rede e dos ecossistemas digitais para co-criação de valor.

Locais e Datas

  • Rio de Janeiro/RJ - 04 a 05/06/2018 - Local: Centro de Treinamento da One Cursos
    Carga Horária: 16 horas - 8h30 às 12h e 13h30 às 18h
  • Brasília/DF - 12 a 13/11/2018 - Local: Centro de Treinamento da One Cursos
    Carga Horária: 16 horas - 8h30 às 12h e 13h30 às 18h

Opções de Pagamento

  • Individual: R$ 2.590,00
  • Três participantes do mesmo órgão: R$ 2.540,00 por pessoa.
  • Quatro ou mais participantes do mesmo órgão: R$ 2.500,00 por pessoa.

Dados da Instituição

ONE CURSOS - Treinamento, Desenvolvimento e Capacitação LTDA
CNPJ: 06.012.731/0001-33
Inscrição Estadual: 07.450.679/001-48
Banco Bradesco AG: 3341-3 Conta Corrente:01939-9

TELEFONES

(61) 3224-0785
(61) 3223-8360
(61) 3032-9030

FAX:

(61) 3322-1815
(61) 3032-9033
Emails: inscricao@onecursos.com.br / ionecursos@gmail.com

ENDEREÇO:

SCS Qd. 02 Bl. B Lote 20 Edf. Palácio do Comércio Salas 208/408
CEP: 70.318-900 Brasília-DF

A Empresa One Cursos - Treinamento, Desenvolvimento e Capacitação LTDA, está cadastrada no sistema de Cadastramento de fornecedores – SICAF.

Condições Gerais de Contratação

Assegure sua participação e colabore para a viabilização do evento, efetuando sua inscrição com até 3 (três) dias de antecedência para cursos realizados em Brasília e 7 (sete) dias para cursos realizados em outros Estados. A One Cursos confirmará os eventos com até 5 (cinco) dias de antecedência, aguarde este prazo para tomar as providências necessárias para o seu comparecimento. Obs.: A inscrição será confirmada somente após o envio da nota de empenho, ordem de serviço, autorização ou outra forma de pagamento.

A One Cursos reserva-se o direito em adiar ou cancelar os eventos se houver insuficiência de quórum, bem como substituir palestrantes, em caso fortuito ou força maior.

Por parte do treinando

O cancelamento da inscrição por parte do treinando deverá ser realizada com 3 (três) dias úteis de antecedência da realização do evento, após este prazo deverá ser feita a substituição ou solicitação de crédito no valor da inscrição.

Todos os Programas da ONE CURSOS poderão ser realizados "in company" por todo o Brasil.

Entre em contato conosco!

Inscrição Online!

Campos marcados com (*)
são de preenchimento obrigatório!

 
 
Dados da Empresa
 
Dados da Contato
 
Participantes