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Curso Prático: Gestão de Documentos, Arquivos e Classificação de Informações na Administração Pública.

Rio de Janeiro/RJ - 04/06 a 05/06/2018

Brasília/DF - 08/10 a 09/10/2018

Instrutor(a): Maria Rosângela da Cunha
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Objetivo

Apresentação
A informação sempre se constituirá em um dos mais importantes fatores para a adequada condução de qualquer atividade. Todo órgão produz e acumula documentos, que registram atividades no exercício das suas competências e funções. O problema encontra-se no acesso a essa documentação, fazê-la chegar, em tempo e hora, aos locais onde é necessária, de modo a possibilitar corretas tomadas de decisão, é uma necessidade permanente e se constitui no maior desfio de qualquer sistema de gestão de documentos.
Objetivo:
Disseminar conhecimentos adequados para gestão da informação nos órgãos públicos;
Atualizar e qualificar os profissionais para atuarem eficientemente em arquivos; Orientar nos aspectos fundamentais da classificação, com destaque para a identificação dos tipos documentais e a compreensão do seu contexto de produção; Apresentar os instrumentos básicos da gestão de documentos.

Público-Alvo

Profissionais que atuam em arquivos, ou desenvolvam atividades arquivísticas em empresas públicas ou privadas e demais interessados no tema.

Programa do Evento

1. LEGISLAÇÃO ARQUIVÍSTICA
1.1. Política Nacional de Arquivos Públicos e Privados
1.2. Arquivo Nacional e Concelho Nacional de Arquivos: papéis e funções.
1.3. Legislação Arquivística
2. GESTÃO DOCUMENTOS
2.1. Conceituação arquivística
2.2. Características da Gestão Documental
2.3. Modelos Internacionais de Gestão de Documentos
2.4. A norma ISO 15.489
2.5. Gestão de Documentos x Gestão da Qualidade
2.6. Sistema de Gestão de Documentos
2.7. Programa de Gestão de Documentos
2.8. Metodologia do Programa de Gestão de Documentos
2.9. Identificação
2.9.1. Levantamento e análise das competência, funções e atividades
2.9.2. Levantamento dos documentos arquivisticos gerados pelas atividades
2.10. Classificação e análise documental
2.10.1. Planos de classificação: importância, constituição e aplicação prática.
2.10.2. Elaboração do Plano de Classificação
2.11. Avaliação de documentos
2.11.1. Definição e objetivos da avaliação
2.11.2. Ciclo de vida dos documentos
2.11.3. Fundamentos legais da avaliação
2.11.4. Análise da produção documental
2.11.4.1. Levantamento dos requisitos dos documentos
2.11.4.2. Tabelas de temporalidade: definição e conteúdo
2.11.4.2.1.Identificação dos valores dos documentos: administrativo, legal, fiscal.
2.11.4.2.2.Definição dos prazos de guarda dos documentos
2.11.4.2.3. Procedimentos para aplicação da tabela de temporalidade
2.11.5. Comissão de Avaliação de Documentos (CPAD)
2.12. Elaboração de instrumentos de gestão documental
2.13. Modelo de referência OAIS (SAAI na NBR 15472:2007)
2.14. Documentos Eletrônicos: sistema, preservação e disponibilização.

Demais Informações

Incluindo: Almoço, coffee-Break, Pasta Executiva, Material Didático, Apostilas, Crachá de Identificação, material de apoio e certificado.

Instrutor(a)

Maria Rosângela da Cunha
Formação: Biblioteconomia – Universidade Federal de Goiás. Especialização em Organização de Arquivos Públicos – Universidade de São Paulo. Pós-Graduação na Escuela de Archivos para Iberoamérica - Universidade de Alcalá de Henares - Espanha; MBA - Administração e Sistemas de Informação - Universidade Federal Fluminense.Atuação Profissional : Assessora Especial da Casa Civil do Governo do  Estado do Rio de Janeiro – DAS-8; Coordena o Programa de Gestão de Documentos e o Projeto de Gerenciamento Eletrônico de Documentos no Governo do Estado do Rio de Janeiro. Professora da Universidade Federal Fluminense; Professora das disciplinas “Gestão de Qualidade em Arquivos; Organização de Arquivo como Sistema de Informação e Microfilmagem” do MBA em Arquivologia e Gestão Documental da Universidade Paulista – UNIP. Consultora em Gestão Documental, Segurança da Informação, Certificação Digital e Gerenciamento Eletrônico de Documentos. Capitão de Mar-e-Guerra (RRM1) da Marinha do Brasil; Chefe do Departamento de Arquivos da Marinha do Brasil de 14/01/1987 até 12/06/2008, no desempenho dessa função:Desenvolveu e implantou o Sistema de Gestão de Documentos da Marinha;Desenvolveu o sistema para levantamento da produção documental e coordeno a elaboração do Plano de Classificação e Tabela de Temporalidade para os documentos referentes às atividades-fim do Ministério da Defesa;Participou da equipe de desenvolvimento e implantação do Sistema de Gerenciamento Eletrônico de Documentos - SIGDEM, do protótipo até a versão atual (SIGDEM 2.0); e coordenou o Programa de Preservação Digital da Marinha.
Membro da Comissão Luso Brasileira para Salvaguarda do Patrimônio Documental - COLUSO; Membro da Comissão Permanente de Avaliação de Documentos da Marinha do Brasil; Membro da Câmara Técnica de Documentos Eletrônicos do Conselho Nacional de Arquivos (CONARQ); Membro do Sistema de Gestão de Documentos de Arquivos do Ministério da Defesa - SIGA; Membro do Grupo de Trabalho para Implantação do Protocolo Único no Ministério da Defesa; Membro do Fórum do Patrimônio Documental Brasileiro. Membro do Comitê Nacional do Brasil do Programa Memória do Mundo da UNESCO.

Locais e Datas

  • Rio de Janeiro/RJ - 04 a 05/06/2018 - Local: a informar
    Carga Horária: 16 horas - 8h30 às 12h e 13h30 às 18h
  • Brasília/DF - 08 a 09/10/2018 - Local: Centro de Treinamento da One Cursos
    Carga Horária: 16 horas - 8h30 às 12h e 13h30 às 18h

Opções de Pagamento

  • Individual: R$ 2.290,00
  • Três participantes do mesmo órgão: R$ 2.240,00, por pessoa.
  • Quatro ou mais participantes do mesmo órgão: R$ 2.200,00 por pessoa.

Dados da Instituição

ONE CURSOS - Treinamento, Desenvolvimento e Capacitação LTDA
CNPJ: 06.012.731/0001-33
Inscrição Estadual: 07.450.679/001-48
Banco Bradesco AG: 3341-3 Conta Corrente:01939-9

TELEFONES

(61) 3224-0785
(61) 3223-8360
(61) 3032-9030

FAX:

(61) 3322-1815
(61) 3032-9033
Emails: inscricao@onecursos.com.br / ionecursos@gmail.com

ENDEREÇO:

SCS Qd. 02 Bl. B Lote 20 Edf. Palácio do Comércio Salas 208/408
CEP: 70.318-900 Brasília-DF

A Empresa One Cursos - Treinamento, Desenvolvimento e Capacitação LTDA, está cadastrada no sistema de Cadastramento de fornecedores – SICAF.

Condições Gerais de Contratação

Assegure sua participação e colabore para a viabilização do evento, efetuando sua inscrição com até 3 (três) dias de antecedência para cursos realizados em Brasília e 7 (sete) dias para cursos realizados em outros Estados. A One Cursos confirmará os eventos com até 5 (cinco) dias de antecedência, aguarde este prazo para tomar as providências necessárias para o seu comparecimento. Obs.: A inscrição será confirmada somente após o envio da nota de empenho, ordem de serviço, autorização ou outra forma de pagamento.

A One Cursos reserva-se o direito em adiar ou cancelar os eventos se houver insuficiência de quórum, bem como substituir palestrantes, em caso fortuito ou força maior.

Por parte do treinando

O cancelamento da inscrição por parte do treinando deverá ser realizada com 3 (três) dias úteis de antecedência da realização do evento, após este prazo deverá ser feita a substituição ou solicitação de crédito no valor da inscrição.

Todos os Programas da ONE CURSOS poderão ser realizados "in company" por todo o Brasil.

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