One Cursos

Ligue para One Cursos : (61) 3224-0785 / (61) 3223-8360 / (61) 3032-9030

Mostrar Todos

Curso de Logística Pública Sustentável: Elaboração, Gestão e Avaliação, com Base na IN 10/2012.

Técnicas de elaboração de planos, gestão e avaliação; Aplicável ao Poder Executivo, Judiciário e Legislativo Conforme a IN/SLTI nº 10/2012, e a Nova Resolução nº 201/2015 – CNJ e Ato nº 24/2014 da Diretoria Geral do Senado Federal.


Brasília/DF - 25/07 a 27/07/2018

Rio de Janeiro/RJ - 26/09 a 28/09/2018

Instrutor(a): Alberto Almeida dos Santos
Imprimir

Objetivo

Apresentação:
As regras para os órgãos públicos no âmbito do Poder Executivo elaborarem e avaliarem os seus Planos de Gestão de Logística Sustentável (PLS) foi estabelecida pelo Ministério do Planejamento (MP) pela Instrução Normativa nº 10 – SLTI/MP, publicada em 14 de novembro de 2012, no Diário Oficial da União. A norma tem validade para as entidades da Administração Pública Federal direta, autárquica, fundacional e também para as empresas estatais dependentes, conforme o determinado no Decreto nº 7.746, de junho de 2012.
A Instrução Normativa nº 10 foi criada a partir de reuniões da Comissão Interministerial de Sustentabilidade na Administração Pública (CISAP). Além do MP, fazem parte desta comissão os seguintes ministérios: Casa Civil; Meio Ambiente; Minas e Energia; Ciência Tecnologia e Inovação; Fazenda; Desenvolvimento, Indústria e Comércio; e Controladoria-Geral da União. A CISAP foi instituída com o objetivo de programar critérios, práticas e ações de sustentabilidade no âmbito da Administração Pública Federal.
No Poder Legislativo, Ato nº 24 de 2014, da Diretoria Geral do Senado Federal instituiu as diretrizes para elaboração de um plano de gestão de logística sustentável (PGLS) para a Casa.
No âmbito do Poder Judiciário a Resolução Nº 201 de 03/03/2015 do Conselho Nacional de Justiça, dispõe sobre a criação e competências das unidades ou núcleos socioambientais nos órgãos e conselhos do Poder Judiciário e implantação do respectivo Plano de Logística Sustentável (PLS-PJ).
Os PLS’s serão ferramentas para permitir a implementação de práticas de sustentabilidade e racionalização de gastos que deverão abranger os seguintes temas: material de consumo (papéis e copos de plástico e papel), energia elétrica, água e esgoto, coleta seletiva, qualidade de vida no ambiente de trabalho, compras e contratações sustentáveis, compreendendo, pelo menos, obra, equipamentos, serviços de vigilância, de limpeza, de telefonia, de processamento de dados, de apoio administrativo e de manutenção predial. Especificamente em relação ao material de consumo, estes devem conter, por exemplo, a identificação de similares de menor impacto ambiental para a sua substituição.
Objetivos:    
O Curso de Técnicas de Elaboração, Gestão e Avaliação de Planos de Gestão da Logística Pública Sustentável, com base Instrução Normativa MP/SLTI nº 10/2012 e a Resolução Nº 201 de 03/03/2015 do Conselho Nacional de Justiça e Ato nº 24 de 2014, da Diretoria Geral do Senado Federal, tendo por objetivo capacitar os servidores designados como membros das Comissões de Logística Pública Sustentável e tomadores de decisão para o fiel cumprimento das disposições legais e normativas relacionadas com a gestão sustentável na Administração Pública. O curso é voltado para Servidores designados como membros das Comissões de Logística Pública Sustentável e tomadores de decisão.

Público-Alvo

Servidores designados como membros das Comissões de Logística Pública Sustentável e tomadores de decisão.

Programa do Evento

1. Conceito de Logística Sustentável.
2. Inventário de Bens.
3. Práticas de sustentabilidade e racionalização.
4. Metodologia de implementação do Plano de Gestão Logística Sustentável.
5. Constituição da Comissão Gestora do Plano de Gestão de Logística
Sustentável.
6. O processo de formulação do PLS.
6.1. Objetivo do Plano de Ação;
6.2. Detalhamento de implementação das ações;
6.3. Unidades e áreas envolvidas pela implementação de cada ação e respectivos responsáveis;
6.4. Metas a serem alcançadas para cada ação;
6.5. Cronograma de implantação das ações; e
6.6. Previsão de recursos financeiros, humanos, instrumentais, entre outros, necessários para a implementação das ações.
7. As iniciativas de capacitação afetas ao tema sustentabilidade.
8. Programas de referência.
8.1. Programa de Eficiência do Gasto Público - PEG, desenvolvido no âmbito da Secretaria de Orçamento Federal do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão - SOF/MP.
8.2. Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica - Procel, coordenado pela Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Energético do Ministério de Minas e Energia - SPE/MME;
8.3. Agenda Ambiental na Administração Pública - A3P, coordenado pela Secretaria de Articulação Institucional e Cidadania Ambiental do Ministério do Meio Ambiente - SAIC/MMA;
8.4. Coleta Seletiva Solidária, desenvolvida no âmbito da Secretaria- Executiva do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome - SE/MDS;
8.5. Projeto Esplanada Sustentável – PES, coordenado pelo Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, por meio da SOF/MP, em articulação com o MMA, MME e MDS; e
8.6. Contratações Públicas Sustentáveis - CPS, coordenada pelo órgão central do Sistema de Serviços Gerais – SISG, na forma da Instrução Normativa nº 1, de 19 de janeiro de 2010, da Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação – SLTI/MP.
8.7 – EcoCâmara
9. Avaliação do Plano de Gestão Logística Sustentável.
10. Elaboração do Relatório de Avaliação do Plano de Gestão Logística
Sustentável.

A metodologia para construção do conhecimento dos participantes será aplicada da seguinte forma:
•    estudos de casos; e
•    exposição participativa com uso de recursos multimídia, diálogo com uso de textos, e outros recursos, exercícios e vivências em grupo, incorporando contribuições dos saberes e experiência dos participantes.

Demais Informações

Incluindo: almoço, coffee-break, material didático, pasta executiva, crachá de identificação, apostilas, material de apoio e certificado.

Instrutor(a)

Alberto Almeida dos Santos
Doutorando em Sistemas de Gestão Sustentáveis pelo Departamento de Desenho Técnico da Escola de Engenharia da Universidade Federal Fluminense e Analista em Ciência e Tecnologia Pleno da Comissão Nacional de Energia Nuclear - CNEN, Autarquia ligada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. É professor da Academia do Concurso Público, da pós-graduação e da área de soluções corporativas da Universidade Estácio de Sá, além de atuar como docente eventual em outras organizações do campo educacional (IDEMP, ESAD, ESAJ), principalmente em programas de pós-graduação lato sensu e em cursos voltados para formação, capacitação e desenvolvimento de servidores públicos. Até o ano de 2006, atuou como consultor de diversas organizações, principalmente no segmento da educação à distância e do terceiro setor. Atualmente, do ponto de vista da pesquisa acadêmica, modelos de ecoeficiência em processos logísticos tem sido seu maior foco de interesse. Ao longo de sua carreira profissional e acadêmica participou na organização de diversos eventos e foi conferencista convidado em outros tantos. Alberto é Mestre em Sistemas de Gestão pelo Departamento de Engenharia de Produção da UFF, possui pós-graduação em Gestão Pública pela Universidade Candido Mendes e é graduado em Pedagogia, com habilitações em Gestão Educacional e Pedagogia Empresarial pela Universidade Estácio de Sá, além de ter ampla formação complementar desenvolvida por meio de cursos de extensão universitária, atualização e capacitação profissional em instituições de ensino como a Escola Nacional de Administração Pública - ENAP e a Fundação Getúlio Vargas - FGV.

Locais e Datas

  • Brasília/DF - 25 a 27/07/2018 - Local: Centro de Treinamento da One Cursos
    Carga Horária: 24 horas - 8h30 às 12h e 13h30 às 18h
  • Rio de Janeiro/RJ - 26 a 28/09/2018 - Local: a informar
    Carga Horária: 24 horas - 8h30 às 12h e 13h30 às 18h

Opções de Pagamento

  • Individual: R$ 2.590,00
  • Três participantes do mesmo órgão: R$ 2.540,00, por pessoa.
  • Quatro ou mais participantes do mesmo órgão: R$ 2.500,00 por pessoa.

Dados da Instituição

ONE CURSOS - Treinamento, Desenvolvimento e Capacitação LTDA
CNPJ: 06.012.731/0001-33
Inscrição Estadual: 07.450.679/001-48
Banco Bradesco AG: 3341-3 Conta Corrente:01939-9

TELEFONES

(61) 3224-0785
(61) 3223-8360
(61) 3032-9030

FAX:

(61) 3322-1815
(61) 3032-9033
Emails: inscricao@onecursos.com.br / ionecursos@gmail.com

ENDEREÇO:

SCS Qd. 02 Bl. B Lote 20 Edf. Palácio do Comércio Salas 208/408
CEP: 70.318-900 Brasília-DF

A Empresa One Cursos - Treinamento, Desenvolvimento e Capacitação LTDA, está cadastrada no sistema de Cadastramento de fornecedores – SICAF.

Condições Gerais de Contratação

Assegure sua participação e colabore para a viabilização do evento, efetuando sua inscrição com até 3 (três) dias de antecedência para cursos realizados em Brasília e 7 (sete) dias para cursos realizados em outros Estados. A One Cursos confirmará os eventos com até 5 (cinco) dias de antecedência, aguarde este prazo para tomar as providências necessárias para o seu comparecimento. Obs.: A inscrição será confirmada somente após o envio da nota de empenho, ordem de serviço, autorização ou outra forma de pagamento.

A One Cursos reserva-se o direito em adiar ou cancelar os eventos se houver insuficiência de quórum, bem como substituir palestrantes, em caso fortuito ou força maior.

Por parte do treinando

O cancelamento da inscrição por parte do treinando deverá ser realizada com 3 (três) dias úteis de antecedência da realização do evento, após este prazo deverá ser feita a substituição ou solicitação de crédito no valor da inscrição.

Todos os Programas da ONE CURSOS poderão ser realizados "in company" por todo o Brasil.

Entre em contato conosco!

Inscrição Online!

Campos marcados com (*)
são de preenchimento obrigatório!

 
 
Dados da Empresa
 
Dados da Contato
 
Participantes